terça-feira, 24 de abril de 2012

INFORME CAMBUÍ - EDIÇÃO 2

Atenção pessoal, saiu a segunda edição do Informe Cambuí! Continuamos com a lista de editais abertos e notícias sobre projetos com a participação da Cambuí e de parceiros. Quer conferir o Informe com todos seus links? É só CLICAR AQUI

A iniciativa faz parte de uma série de ações de amadurecimento da Cambuí, que completou 3 anos em fevereiro. Aproveitem para conferir nosso site reformulado: www.cambuiproducoes.com .Essas ações reforçam a nossa estragégia de rigor a serviço da cultura para transformar projetos em realidade. 



domingo, 15 de abril de 2012

OCA DIGITAL PROMOVE O EVENTO TERRA É PAZ

TERRA é PAZ é a proposta dos Tupinambá para a Semana do Índio


Todo dia é dia de Índio. Neste espírito começa amanhã (16/04) as celebrações pelo dia 19/04 reservada no calendário oficial brasileiro para homenagear os mais antigos moradores dessas terras, hoje chamadas de Brasil.

A cultura indígena está presente em nosso cotidiano em diversos contextos. A convivência com outras culturas vindas pelo atlântico adicionaram cores e sabores ao remix cultural existente no Brasil. A canoa, a rede, a peneira, o pilão, as palhoças de praia, as pinturas tribais, os adereços com penas são algumas das técnicas indígenas que encontramos na atu. Além das tecnologias os conhecimento sobre as ervas medicinais e a produção de farinha e macaxeira (aipim) fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros. A chamada "língua portuguesa" recebeu muitas contribuições das línguas indígenas: abacaxi, abacate, jabuticaba, itapoã, Itabuna, Buerarema são exemplos de frutas e locais batizados pelos nossos ancestrais indígenas.

Apesar de alguns reconhecimentos existem diversos desafios na valorização e resgate de costumes indígenas que são muito mais inteligentes e sustentáveis que algumas práticas modernas largamente difundidas. Os utensílios de madeira, as técnicas de bioconstrução geram muito menos impacto do que os produtos descartáveis e o uso abusivo de cimento, pois estão abundantes na natureza e não transformam o meio que habitamos em um espaço sujo e degradado.

O avanço das comunicações como televisão e o rádio trouxeram a visão moderna para as aldeias e junto com elas uma nova forma de visão do mundo. Agora com a chegada da internet nas comunidades indígenas, começamos a ter a visão indígena disponível para toda a sociedade. Exemplos disso são as redes indígenas que estão sendo formadas por diferentes etnias: www.indiosonline.net,www.indioeduca.orgwww.risada.org.

Neste espírito de troca de pontos de vista e de remix cultural gostaríamos de convidar a tod@s para celebrar e construir juntos este momento de PAZ e celebração da cultura indígena.

No evento TERRA é PAZ será lançado oficialmente à sociedade, o projeto OƆA DIGITAL (www.ocadigital.art.br) que é realizado pela ONG Thydêwá, em parceria com a Cardim Projetos e apoio financeiro da Fundação Telefônica | Vivo e do Fundo de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Entre os dias 16 e 18/04 serão realizadas diversas ações pelas ruas do centro de Ilhéus e na sede da Fundação Cultural do município. No dia 19/04, as atividades acontecerão em Olivença, onde localiza-se a sede do Pontão de Cultura Esperança da Terra, que abriga as atividades da OƆA DIGITAL


 
PROGRAMAÇÃO TERRA É PAZ:

DATAS: 16,17 e 18/04/2012

INTERAÇÃO NAS RUAS - Postesias, “Há braços de paz, fotos indígenas, distribuição de informativos, interação digital.
LOCAL: Ruas do Centro de Ilhéus.
HORÁRIO: 09:00 às 17:00

INTERAÇÃO DIGITAL- Exposição fotográfica RETRATOS PINTADOS. Retratos indígenas pintados pelos jovens Tupinambá criando arte em cima da fotografia; - Projeção de Videos Livres. Videos produzidos por jovens Tupinambá. Exibição de videos remixados por outros artistas de materiais produzidos por jovens Tupinambá integrantes do projeto; - Laptops para acesso e download de conteúdos da OƆADIGITAL (www.ocadigital.art.br).
LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus
HORÁRIO: 08:30 às 17:30

AÇÃO MIRIM – Bate-papo e sessão de vídeos para alunos de escolas.
LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus
HORÁRIO: 08:30 às 11:00

ABRE A JANELA - Interação entre os transeuntes e a equipe da OƆA DIGITAL pela janela da Fundação Cultural. Música, poesia, artes visuais e conectividade...
LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus
HORÁRIO: 11:30 as 13:30

CURSO LIVRE - O Curso Livre sobre História e Culturas Indígenas (Lei 11.645/2008) será ministrado pelo Prof. Dr. Carlos José Ferreira, para professores de escolas públicas e particulares.
INSCRIÇÕES: Dia 16, das 09:00 às 14:00, no local.
LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus
HORÁRIO: 14:00 às 17:00

COBERTURA COLABORATIVA - Durante todo o evento os jovens participantes da OƆA DIGITAL estarão realizando ações de filmagem, fotografia e entrevistas que serão trabalhadas com ferramentas livres e disponíveis no site oficial do projeto: www.ocadigital.art.br, sendo divulgado em tempo real nas redes sociais. 
LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus
HORÁRIO: 08:30 as 17:00

DATA: 19/04/2012 (DIA DO ÍNDIO)

PORANCIM DE ABERTURA - Celebrações, Debates, Projeções e interações digitais. Exposição RETRATOS PINTADOS, Postesias nas ruas. Palestra sobre INDIGENAS DA AMÉRICA - O VISAO INDIGENA DO MUNDO. Apresentação da OCA DIGITAL. Apresentação dos parceiros. Roda de conversa com os jovens da  OƆA DIGITAL. Projeção do filme "Tudo Ok! Os Índios Pataxó Hã-hã-hãe e o desenvolvimento rural", do diretor Fabio Titiá Baenã Hã-hã-hãe , seguida de debate. TORÉS DE CONFRATERNIZAÇÃO.
LOCAL: Pontão Esperança da Terra – Olivença
HORÁRIO: 09:00 às 18:00

----------------------------------------------------------------

ENDEREÇOS:
Fundação Cultural de Ilhéus:
Rua Jorge Amado nº.21-Centro

Pontão Esperança da Terra:
Rua Marechal Castelo Branco nº204 9 conhecida como Rua do Meio) - Olivença - Ilhéus

MAIS INFORMAÇÕES:
Thydewa: (73) 3269-1970
Sebastian Gerlic: (73) 9153-3726
Pedro Jatobá: (71) 9130-9691

sexta-feira, 13 de abril de 2012

INFORME CAMBUÍ NA REDE COM LISTA DE EDITAIS ABERTOS E INFORMAÇÕES SOBRE PROJETOS



Atenção pessoal, a primeira edição do Informe Cambuí já está na rede. Nele, vocês podem conferir a lista de editais abertos e notícias sobre projetos com a participação da Cambuí e de parceiros. A publicação pretende ser quinzenal e também está sendo enviada via mala direta eletrônica para nossos clientes, parceiros e amigos Quer conferir o Informe com todos seus links? É só acessar ou clicar em  http://www.cambuiproducoes.com/informe/cambui_informe.html

A iniciativa faz parte de uma série de ações de amadurecimento da Cambuí, que completou 3 anos em fevereiro. Essas ações, como reformulação de nosso blog, já iniciada, canal no youtube, em construção, reforçam a nossa estragégia de rigor a serviço da cultura para transformar projetos em realidade.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONVITE DA OCA DIGITAL

Olá Artivista, vamos remixar?
Estamos chegando em mais um dia do Índio e a cada ano esta data vem se tornando um momento importante de luta e celebração dos povos indígenas .
Todos sentimos a crise ambiental no planeta. Muitos sabemos que não foi o modo de vida indígena que fez a crise acontecer; muitos reconhecemos na forma de ser indígena - que cuida do planeta como nossa Mãe Terra - a possibilidade de toda a humanidade reorientar suas condutas e garantir a vida plena dos seres humanos.
A cada ano que passa a troca de costumes entre povos se intensifica e assim, como a rede indígena está nas casas de muitos brasileiros, o acesso a internet começa a chegar nas aldeias.
A OƆA DIGITAL desenvolve atividades de arte e tecnologia junto a jovens Tupinambá para que os participantes criem com seu olhar novas formas de arte, que misturam tecnologias artesanais e digitais, valorizando, assim, sua identidade.
Na semana de 16 a 19 de abril estaremos realizando em diversos locais do município de Ilhéus/BA e também na internet a primeira edição do evento Há Braços de PAZ incluindo atividades de artivismo e celebrações ao dia do Índio.
Interessados em misturar suas ideias com esta iniciativa podem acessar a produção colaborativa dos jovens artistas Tupinambá no portal da OƆA DIGITAL (www.ocadigital.art.br)Neste endereço estão sendo disponibilizados áudios, imagens, vídeos e textos em licenças copyleft, ou seja, livres para você misturar suas ideias!
Caso desejem nos enviar poemas, textos, pinturas, áudios, vídeos, fotografias... com a temática indígena, nossos jovens ficarão muito felizes com a possibilidade de REMIXAR os trabalhos artísticos enviados por vocês.
Nosso endereço para o envio de links e arquivos é remix@ocadigital.art.br.
A OƆA DIGITAL é um projeto da ONG Thydêwá em parceria com a Cardim Projetos, patrocinado pela FundaçãoTelefônica | Vivo, através do Edital Arte e Tecnologia, e conta com o Apoio Financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia.
Esta é uma ação para que o dia do Índio seja cada vez mais um momento de conhecer, trocar e se misturar com a cultura Tupinambá! Colabore e coloque uma pitada de arte neste REMIX!


                   Participe e ajude a divulgar esse chamado!

                      Mais informações:
                      Pedro Jatobá
                      Coordenação de Comunicação
                      www.ocadigital.art.br
                      jatoba@iteia.org.br
                     71 9130-9691 (TIM)