terça-feira, 7 de agosto de 2012

PASSO A PASSO: COMO AGILIZAR DOCUMENTOS E CERTIDÕES NEGATIVAS

Um projeto seu foi premiado em um edital. Você precisa juntar uma série de documentos e verificar como anda a regularidade de seu nome ou sua empresa, mas não sabe nem por onde começar; São tantos os documentos e as certidões negativas que são solicitadas para dar entrada em editais ou leis de incentivo, que na agora da alegria, fica até difícil ter paciência para encontrar uma maneira para agilizar tudo. Pensando nisso, reunimos aqui os principais links das Certidões Negativas solicitadas e de como retirar os documentos. Assim, de uma só vez e de maneira rápida, você pode consultar e retirar de uma só vez tudo o que você precisa. É importante ler com a atenção o que cada edital pede, pois a exigência de documentos varia de cada patrocinador para patrocinador.

Documentos básicos, que quase sempre pedem

Mantenha sempre atualizado e em bom estado o seu RG, de preferência, ele já deve conter o seu número do CPF. Você precisará também da cópia de um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) dos últimos três meses em seu nome. Caso seja em outro nome, alguns financiadores também pedem uma declaração de residência. Para abrir uma conta no banco, o que geralmente também é pedido, além disso, você deve precisar de um comprovante de renda (serve contra-cheque recente, imposto de renda, ou ainda a Declaração de Comprobatória de Percepção dos Rendimentos - DECORE, que deve ser assinada por um contador devidamente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.

Se for pessoa jurídica, você vai precisar do estatuto e ata de assembleia elegendo a diretoria (caso ONG ou Associação) ou contrato social (caso empresa com fins lucrativos), além dos documentos pessoais da diretoria da instituição ou dos sócios da empresa, conforme o caso.

Certidões Negativas

Quanto às certidões negativas solicitadas, a maioria pode-se obter pela internet. Segue aqui abaixo os links:

- Cartão do CNPJ

- Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (CND Conjunta Receita Federal)

Pessoa Jurídica:

Pessoa Física:

- Certidão Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros (CND Previdenciária/INSS)

- Certificado de Regularidade do FGTS (CND FGTS da Caixa Econômica Federal)

- Certidão Negativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

- Certidão Negativa Estadual da Bahia





Nenhum comentário:

Postar um comentário