segunda-feira, 23 de julho de 2012

PASSO A PASSO: COMO MONTAR UM CINECLUBE

Criado a partir de uma oficina de formação cineclubista, em outubro de 2008, o Cineclube Roberto Pires é uma organização informal, que tem como finalidade produzir e exibir filmes, realizar a preservação e memória da obra do cineasta Roberto Pires, além de trabalhar na formação de novos cineclubes e de profissionais da área de audiovisual.

O Cine RP, como é conhecido, teve seu lançamento dentro do evento Café Filosófico, em dezembro de 2008, exibindo uma série de curtas no documentário "Território em Recorte".

Em 2009, realizou sessões no Espaço Raul Seixas, em parceria com o Sindicato dos Bancários; e na Sala Walter da Silveira, em parceria com a DIMAS.

Em 2010, iniciou uma parceria com a Associação Camugerê Capoeira, tendo sido contemplado no Edital Cine Mais Cultura Bahia, iniciando exibições semanas na sede do grupo de capoeira, desde 2011.

Em 2011, em parceria com o CineForum e a Cambuí Produções, o Cineclube apresentou o projeto Grande Amostra do Cinema Bahiano, que viajou por nove cidades do interior da Bahia, exibindo filmes baianos em cineclubes recém-criados.

Em 2012, uma nova parceria, desta vez com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), desde junho deste ano, o projeto Diálogos sobre Cinema leva, um sábado por mês, sessões de filme sempre trazendo convidados para debater o filme. Nas duas primeiras sessões contou com presença dos cineastas André Luiz de Oliveira e Pola Ribeiro, entre outros cineastas, jornalistas, produtores e amantes da sétima arte, que assistiram às sessões.

-----------------------------------



Atualmente, a Bahia é o estado que mais possível cineclubes filiados ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes, 88 ao todo, seguido por Pará com 46 cineclubes e o Rio de Janeiro com 28 cines. Ao todos são mais de 400 cineclubes filiados ao Conselho.

Um dos responsáveis por esse grande aumento no número de cineclubes é a União de Cineclubes da Bahia, que vem desenvolvendo uma série de ações para implementar e ampliar as ações cineclubistas em todo o estado.



---------------------------------

Se você quer saber um pouco mais sobre a história do cineclubismo no Brasil, clique nesse link ao lado e baixe um manual completo sobre o assunto.






E AGUARDEM, QUE EM MARÇO DE 2013 
ACONTECERÁ NA BAHIA A 29ª JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES!!!!


2 comentários:

  1. Olá, o link do PDF está com erro. Teríamos uma outra opção de link?
    Desde já agradeço.
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Onde está o passo a passo? O link não funciona... Obrigada!

    ResponderExcluir